Scroll to top

Balanços Instrumentais


Samba-rock instrumental e dançante.

Balanços Instrumentais

O samba-rock nasceu nas comunidades negras das periferias de São Paulo. No começo da década de 50 surgiram nestes bailes os elementos básicos desta cultura: um estilo único de dança acompanhada por uma discotecagem eclética, que misturava bossa, sambalanço, jazz, samba, bastando que a música desse a cadência certa para a recém criada dança. Com o tempo o samba-rock também virou estilo de música, e hoje o Clube do balanço é uma das maiores referências nesse estilo, que em 2016 foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade São Paulo.

A música instrumental é parte fundamental desta cultura, vários clássicos de samba jazz, bossa nova são sucesso nas pistas. Atento a este aspecto da cultura, a banda Clube do Balanço sempre gravou músicas instrumentais em seus álbuns.

Entre várias faixas gravadas, destacamos “Palladium” do carioca Orlandivo, gravado do álbum “Swing e Samba-Rock” é um grande sucesso nos bailes. “Morando no Sapato” de Reginaldo Gomez, Tiquinho e Marco Mattoli do álbum “Pela Contramão” faz parte da trilha do filme “Mundo Cão”. “Muito Incrementado”, do álbum “Samba Incrementado”, foi trilha em diversas propagandas, e “Seu Alberto”, de Gringo Pirrongelli, já é considerado um clássico nos bailes.

Pensando nisso, o Clube do Balanço montou o projeto “Balanços Instrumentais”, em que a banda interpreta várias composições próprias e releituras de clássicos do estilo, como “Eu Só Posso Assim” de César Camargo Mariano, “Café Regio ́s” de Isaac Hayes, “The Jody Grind” de Horace Silver e versões instrumentais de “Bananeira” de João Donato e “Mais que Nada”

de Jorge Ben entre outras, valorizando o improviso e o aspecto jazzístico do estilo.

No formato instrumental, o Clube do Balanço já fez vários shows de ótima repercussão destacando o Copa-Fest no Copacabana Palace do Rio de Janeiro, onde dividiram o palco com Lincoln Olivetti.

Neste formato a banda se apresenta com Marco Mattoli, (guitarra), Edu Salmaso (bateria), Gringo Pirrongelli (baixo), Tiquinho (trombone), Fred Prince (percussão), Marcelo Maita (teclado) e Reginaldo Gomes (trompete).

CONTATO PARA SHOWS

TELEFONE

ALBERICO SANTOS
(11) 2935-4770 | (11) 97624-1839
E-MAIL
alberico@diadegroove.com.br

ENTRE EM CONTATO

Envie sua mensagem para a nossa equipe

form-image

spotify

Ouça no Spotify

Confira todos os álbuns da artista